Hoje se comemora o Dia do bombeiro brasileiro. Em inglês, o bombeiro é chamado o "homem do fogo", fireman, o profissional que elimina o fogo, no caso, embora no romance de Ray Bradbury, Fahrenheit 451, haja um trocadilho: fireman é o responsável por queimar os livros.
Já em língua portuguesa, a palavra "bombeiro" deriva de "bomba", máquina para fazer fluir a água em determinada direção. O bombeiro sabe bombear a água sobre as chamas. "Bomba", por sua vez, é palavra onomatopaica. Bombear faz barulho. No grego, bómbos já remetia a "barulho", em particular ao "ribombo do trovão".
Olá Gabriel Perissé! Hoje sintonizei na TV Aparecida e vi parte da sua entrevista... muito bacana, por sinal. Então acessei seu blog e vi que é muito interessante.Parabéns!!! Josefa Araujo Iporá - Go
é escritor, tradutor, doutor em Filosofia da Educação (USP), professor, palestrante, blogueiro, autor de vários livros sobre leitura, linguagem, escrita criativa, educação, formação docente e estética.
Mais informações no site
www.gabrielperisse.com
2 comentários:
Olá Gabriel Perissé!
Hoje sintonizei na TV Aparecida e vi parte da sua entrevista... muito bacana, por sinal. Então acessei seu blog e vi que é muito interessante.Parabéns!!!
Josefa Araujo
Iporá - Go
Parabéns pelo blog
Postar um comentário