sábado, 17 de julho de 2010

O que veio primeiro, o bigode ou a bigorna?

Perguntaram-me qual a origem de duas palavras próximas dentro do dicionário, mas de histórias certamente distantes entre si: "bigode" e "bigorna".

"Bigorna" remete ao latim bicornia, plural de bicorne, o que tem "duas pontas" ou "dois chifres", pois a peça de ferro sobre a qual se forjam metais tem esse formato.
Já "bigode", vários autores admitem, mesmo não se tendo absoluta certeza, que veio do espanhol bigote, e este da antiga expressão germânica "bî Got", "por Deus". Os espanhóis possivelmente associavam a exclamação aos bigodudos alemães. Mais tarde, a palavra designaria os pelos faciais localizados entre o nariz e o lábio superior de qualquer ser humano.

Outra hipótese é que "bigode" foi precedida por bigoth, e antes ainda pela palavra vigoth, do latim medieval, para designar indivíduo do povo visigodo, que ocupou a Península Ibérica, entre os séculos V e VIII. A palavra teria passado a significar essa parte da barba que os visigodos cultivavam, como se vê na imagem abaixo, do rei Alarico II.

Nenhum comentário: