sábado, 18 de dezembro de 2010

Receita de panetone

Uma lenda, com várias versões, sobre a receita do panetone...

Na Idade Média, em Milão, havia um pobre ajudante de padeiro chamado Toni. Jovem ainda, trabalhava horas a fio para sustentar a família e cuidar de sua mãe, viúva e doente. Passava noites em claro produzindo pães e durante o dia se desdobrava como filho zeloso e irmão mais velho de três crianças.

Às vésperas do Natal, seu patrão lhe encomendou, além dos pães, uma torta para a festa que se aproximava. Um cliente muito importante tinha feito o pedido. Exausto, porém, Toni se atrapalhou e acabou derrubando na vasilha onde descansava a massa do pão as uvas passas que estavam destinadas para a torta. Em desespero, jogou na massa já estragada as frutas cristalizadas, a manteiga, os ovos e outros ingredientes que seriam usados para a torta. Assou a mistura e voltou para a casa. Estava certo de que depois do Natal seria demitido.
Na manhã seguinte, contudo, ao chegar ao trabalho, Toni foi surpreendido por um abraço do patrão que vinha felicitá-lo pelo maravilhoso pão que, em lugar da torta, dera um brilho único à festa de Natal do cliente:

— Não sei que receita você criou, mas a partir de hoje vamos chamar este pão de pane di Toni!

Nascia o panettone. E o padeiro convidou o rapaz para ser seu sócio. E meses depois Toni se casou com a bela filha do padeiro. E a mãe de Toni ficou curada e, conversa vai, conversa vem... se casou com o padeiro, que também era viúvo. E todos viveram felizes para sempre!
A história é ótima, mas entra no capítulo da etimologia popular. A palavra "panetone" provavelmente veio do milanês panattón, aumentativo de pan, significando "pão grande", "pão de luxo", em virtude dos ingredientes que o enriquecem.
Deonísio da Silva, em seu livro A vida íntima das palavras, refere-se à expressão pane tonico, um "pão fortificante".

3 comentários:

E-farsas disse...

Tem uma versão circulando pela web que diz que o nome panetone vem do fato do inventor do produto atendia pelo nome de Tony, daí o Pane de Tony! hehehe!

Debbie Seravat disse...

Olá!
Procurando pelo significado da palavra Perissê, bairro onde resido, me deparei com o seu nome e descobri seu blog.
É possível saber a origem dos nomes de família?
Gostaria tanto de conhecer o significado dos meus!
Ah! sabe a origem do nome Winnie?
Obrigada.
Abraços.

Gabriel Perissé disse...

Débora, tudo bem?

Winnie é uma das formas (masculinas) do antigo nome inglês Winston. Uma forma feminina seria Winifred. Winston refere-se ao vocábulo do anglo-saxão (entre os séculos V e XII) wine ("amigo"), em conexão com tun ("cidade").

Do relacionamento entre as famílias Winston e Churchill (século XVII) nascerá, mais tarde, o conhecido primeiro-ministro inglês, Sir Winston Spencer Churchill (1874-1965).

Abraços!