terça-feira, 1 de março de 2011

Ditadura não é mole...

O comportamento ditatorial se revela em vários âmbitos da vida humana. Mais notoriamente na vida política, mas também nas relações de trabalho, sociais, afetivas, familiares etc.

"Ditadura", no sentido de poder absoluto ou autoritário (e por vezes vitalício), é palavra do final do século XVI. Na antiguidade romana, um ditador era o magistrado ou o general que recebia, com a aprovação do Senado, prerrogativas especiais ou, em casos graves, poder total.

Sua função, passando por cima das leis se fosse necessário, consistia em resolver problemas urgentes, que pusessem em risco a estabilidade da república.

Não era para sempre, porém. Uma ditatura tinha duração limitada, no máximo seis meses. Era um mandato, portanto. Não se tratava de um apegamento ao poder de um indivíduo, coisa ridícula, afinal, como demonstrou Charlie Chaplin num de seus filmes mais famosos.

A palavra "ditadura" deriva do verbo latino dicere ("dizer"), e indicava a dignidade da autoridade cujas palavras e sentenças possuíam força de lei.

Nenhum comentário: