sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O mistério etimológico da religião

Nova consulta: "Professor, de onde vem 'religião'? A ideia é a de religar (o homem a Deus)? Obrigado, desde já!"

A etimologia popular atribui a origem da palavra "religião" a religare, do latim: a religião religaria o homem a Deus. Uma ideia bonita... mas sem fundamento. Etimologia falsa, embora cheia de boas intenções.

No latim, religio designava "respeito", "reverência". A palavra deriva de relegere, em que re-, "de novo", está associado ao verbo legere, "ler", abrigando o sentido de "tomar com atenção". Uma pessoa vive a religião quando, uma e outra vez, cuida escrupulosamente de algo muito importante, algo que deve ser cultuado.


Em sua origem latina, "religião" não é palavra religiosa, não remete ao transcendente, como quando falamos do ponto de vista do cristianismo, do judaísmo ou do islamismo. A religio romana referia-se à atitude de reverência que um cidadão romano tinha pelas instituições do Império.

6 comentários:

Verônica Vásquez disse...

Muito interessante a explicação! Parabéns pelo blog, uma verdadeira utilidade nesse meio virtual.

Anônimo disse...

Este engano é comum...
A etimologia popular atribui a origem da palavra "religião" a religare, do latim: a religião religaria o homem a Deus.
Uma ideia bonita... mas sem fundamento. Etimologia falsa, embora cheia de boas intenções.
No latim, religio designava "respeito", "reverência". A palavra deriva de relegere, em que re-, "de novo", está associado ao verbo legere, "ler", abrigando o sentido de "tomar com atenção".
Uma pessoa vive a religião quando, uma e outra vez, cuida escrupulosamente de algo muito importante, algo que deve ser cultuado.
Em sua origem latina, "religião" não é palavra religiosa, não remete ao transcendente, como quando falamos do ponto de vista do cristianismo, do judaísmo ou do islamismo.
A religio romana referia-se à atitude de reverência que um cidadão romano tinha pelas instituições do Império.

Marcos disse...

Professor, qual a fonte que vc pesquisou para chegar a esta conclusão?????

Gabriel Perissé disse...

Olá, Marcos!

A discussão é interessante, não é?

Sérgio Rodrigues complica um pouco mais a questão: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/religiao-vem-de-reler-ou-religar/

Cícero e seu admirador cristão, Santo Agostinho, associavam "religão" ao verbo "relegere", que não é apenas "ler de novo", mas estar sempre atento, numa atitude de reverência.

Abraços!

GP

Paulo Henrique da Rocha disse...

Olá, professor, pesquisando sobre a palavra religião, além do seu parecer, li também um do site wikipedia que apresenta Lactâncio (séc. III e IV dC.)como a pessoa que definiu religião como religar. Qual o seu parecer sobre esta afirmação de Lactancio? Muito obrigado.

Gabriel Perissé disse...

Olá, Paulo. Pelo que sei, Lactâncio e Tertuliano, dois escritores cristãos, defendiam essa etimologia mais por motivos apologéticos do que propriamente baseados em estudos linguísticos. Daí a afirmação do linguista Émile Benveniste, de que esta solução foi inventada pelos cristãos.