domingo, 11 de abril de 2021

Com quantas pessoas se faz uma aglomeração?

Uma aglomeração se caracteriza não tanto pela quantidade do que se junta, mas pela própria dinâmica em jogo: reunião de pessoas e junção de coisas.

No latim, glomus significa "novelo" (amontoado de fios). Com quantos fios se tem um novelo? Mesmo pequeno, um novelo é um novelo.

Também a aglomeração de pessoas não supõe necessariamente uma grande multidão.

A raiz indo-europeia *ghodh, que remete às ideias de "união" e "ligação", e está na base longínqua da palavra "aglomeração", refere-se a um ajuste de duas ou mais realidades. O novelo, na verdade, não é um amontoado qualquer. Tem uma lógica interna.

Igualmente no caso da reunião de várias pessoas, existe sempre, em tese, uma razão para agrupá-las. E esta razão tem de ser uma boa razão. Não à toa aquela raiz indo-europeia *ghodh leva ao inglês good. Toda união será adequada e justa, se estiver em sintonia com objetivos bons.


Se a aglomeração, com uma quantidade grande ou pequena de pessoas, for prejudicial por algum motivo, será melhor manter o distanciamento físico. Lembrando que, mesmo assim, é possível unir as pessoas virtualmente.

Nenhum comentário: