sábado, 22 de janeiro de 2011

A Fazenda e seu Ministério

Uma criança, quando ouviu a expressão "Ministério da Fazenda" pela primeira vez, perguntou: "E lá eles têm boi, cavalo, plantação de batata?". A pergunta é mais pertinente do que parece.

Ao Ministério da Fazenda cabe formular e executar a política econômica do Brasil. A palavra "fazenda" procede do latim vulgar *facenda, e já se referia a riqueza e bens. O termo liga-se ao ativíssimo verbo latino facere — "executar", "cumprir", "produzir".

Em princípio, *facenda deveria significar "coisas a serem feitas", a exemplo de "agenda" (coisas que aguardam o meu agir), "legenda" (coisas que devem ser lidas), "memorando" (o que precisa ser lembrado) e "oferenda" (coisas a serem oferecidas). Trata-se do particípio futuro passivo latino.

Para além da gramática, a praticidade levou "fazenda" a significar "o que já está feito". Um tecido pode ser chamado de "fazenda" porque já está devidamente tecido.

O ministro Guido Mantega, economista com formação sociológica, pode ser visto, se quisermos usar o tempero etimológico, como o principal "fazendeiro" do Brasil. Porque precisa cuidar do que está feito, do que está sendo feito e do que há para se fazer.

Nenhum comentário: