É compreensível que num país como o Brasil, com o litoral que tem e a quantidade de água que nele corre — lembremos nomes de alguns estados como Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, do Sul etc. —, é compreensível que exista um Ministério da Pesca e Aquicultura, criado no entanto há muito pouco tempo, em 2009, no dia 29 de junho, Dia do Pescador. Ideli Salvatti ocupa o cargo maior deste Ministério.
A palavra "pesca" é redução de "pescar", que teve no verbo *piscare (do latim vulgar) seu antecessor, por sua vez proveniente do latim clássico piscari, vinculado a piscis, "peixe".
A etimologia demonstra uma curiosa lógica: em princípio pescar é pescar peixe, e só. Mais tarde, caiu na rede é peixe e outras coisas mais. "Pescar" vai ampliar seu alcance — apanhar outros animais marinhos, como a lagosta, buscar coisas na terra, surpreender alguém em flagrante e até captar realidades abstratas: "pescar ideias", "pescar intenções"...
é escritor, tradutor, doutor em Filosofia da Educação (USP), professor, palestrante, blogueiro, autor de vários livros sobre leitura, linguagem, escrita criativa, educação, formação docente e estética.
Mais informações no site
www.gabrielperisse.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário