sábado, 31 de março de 2012

A verdadeira mentira

Qual a origem etimológica da palavra "mentira"?


Os estudiosos se referem à palavra *mentionica, do latim tardio do século XI, que por sua vez teria vindo do baixo latim mentire, remetendo ao latim clássico mendacium, termo ligado à palavra mens.


A palavra mens está na raiz da mentira. Mens significa "mente", "inteligência", "discernimento", o que poderia nos fazer concluir que o mentiroso precisa ter uma boa cabeça. Um mentecapto não sabe mentir.


Mas há ainda um significado especial para mens — "intenção". O que tem em mente o mentiroso ao lançar mão da mentira? A verdadeira mentira jamais acontece por inadvertência ou em nome de boas intenções. É fruto de uma vontade empenhada em enganar.

4 comentários:

Frei José Edilson Bezerra disse...

Segun
do Francisco Silveira Bueno,o verbo mentir baseia-se em menda, que, em latim, significa falta. Assim, emendar, composto de ex+mend+ar, quer dizer: tirar, afastar a falta. Quando a falta era moral, dizia-se então mendax e, em português, mendaz, mentiroso. Quando a falta era duma parte do corpo, tinha-se mendicus, aquele que está sentindo tal falta física.

Anônimo disse...

boas

Anônimo disse...

Muito interessante! O significado ajuda a perceber o caráter.

Unknown disse...

Muito bom e extremamente proveitoso