domingo, 17 de maio de 2020

Quem inventou a reinvenção?

Muito comum ouvir, em momentos de crise, que é necessário reinventar-se. A vida só é possível reinventada, dizia Cecília Meireles num poema. As empresas esperam que seus funcionários se reinventem. O mundo clama pela própria reinvenção.
No latim, inventio refere-se à "capacidade de inventar". O verbo latino em jogo é invenire, com uma lista de significados paradoxais que vão do "achar", "encontrar" ao "imaginar" e "adquirir".
Se inventar já é uma difícil combinação de criatividade, busca, descoberta... e sorte, reinventar-se exige redobrado esforço e redobrada sorte.
Voltando ao latim, na formação da palavra invenire temos o verbo venire, com toda a sua exuberância ligada ao movimento. O inventor vai, sai de seu lugar, vive a aventura do conhecimento e da produção.

Só falta agora alguém inventar a palavra "reinventor"! 

2 comentários:

Daniel Ferreira disse...

Como é lindo essa aventura de buscar a origem das palavras. Isso mostra como o português é uma língua etimologicamente riquíssima!

Daniel Ferreira disse...

Como é linda a aventura de buscar a origem das palavras. Isso mostra como o português é uma língua etimologicamente riquíssima!