sexta-feira, 7 de maio de 2010

A origem da palavra "origem" e da palavra "palavra"

Origo, em latim, abriga a ideia de nascimento, de causa e princípio. A origem é a fonte de onde jorra a realidade, e de onde nascem as histórias. Nos relatos de origem (originais) vejo surgir a compreensão que o ser humano tem sobre si mesmo e o mundo.

"Origem" remete à raiz indo-europeia
*ergh-, "pôr-se
a caminho", "levantar-se". O que nos leva a uma relação longínqua entre "origem" e "orquestra". Esta era um espaço no antigo teatro grego onde o coro fazia sua interpretação, de onde se erguiam vozes, narrando e comentando a ação.

Quando uma palavra nasce? Onde? É como uma voz que se ergue, um som que nasce das profundezas. Buscar as fontes da palavra, esse é o papel da etimologia.

E a palavra que nasce, nasce num contexto, dentro de uma história, de uma narrativa. Em grego, parabolê é "comparação", discurso em que há um sentido mais ou menos oculto. As parábolas de Cristo são o lugar da palavra que ensina, intriga, atrai, diverte, orienta e desperta.

4 comentários:

Luiz Alexandre disse...

muito bom.

Haylton Deus dos Deuses disse...

Muito bom e interessante saber a etimologia das palavras palavra e origem e, ainda mais vindo de uma pessoa que sabe escrever de um modo muito poético...não tem como não aprender.

Haylton Deus dos Deuses disse...

Muito interessante saber sobre a origem da palavra PALAVRA e sobre a origem da palavra ORIGEM. Achei muito interessante o modo como foi explicado, de um modo muito poético e cativante!!!

Francisco Santos disse...

Interessante.
O meu humilde blog começou com a palavra palavra.