sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Consulta familiar

Minha filha mais nova (8 anos), influenciada pela curiosidade etimológica, me pergunta qual a origem da palavra "academia". Está lendo o livro Academia de princesas, de Shannon Hale, e teve vontade de saber, comprovando tese aristotélica de que aprender é o que há de mais natural no ser humano.

A palavra remete ao grego Akademeia, local próximo a Atenas, no qual Platão instalou sua escola. O nome homenageia o herói Academo, que revelou a Castor e Pólux onde Teseu escondera Helena de Troia.

O nome do herói Academo compõe-se de heka, preposição indicando distanciamento, separação, e demos, "povo". Academo, portanto, significa "aquele que age longe do povo", ou seja, livremente, por sua própria iniciativa.

2 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
GABRIEL PERISSÉ

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

José
Ramón...

Ricardo Leite disse...

Olá Dr Gabriel,
Sou leitor deste blog há pouco tempo, mas já sou um grande admirador deste seu trabalho. E ouso pedir que mate uma curiosidade recente minha.
Gostaria de saber um pouco sobre o verbo criticar, e as palavras relacionadas a ele. A palavra crise tem ligação com criticar? Quando usamos e expressão "período crítico" nos referimos à crtica ou crise?
Desde já, obrigado!
Ricardo Leite - São Vicente/SP