segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Eis um bando de bandidos!

Já li em alguns textos a expressão "bando de bandidos". Temos aqui uma redundância? O que os bandidos têm a ver com "bando"? Todo bando é formado por bandidos, ao menos do ponto de vista etimológico?

Os godos no início da era cristã designavam com a palavra *bandwa o emblema que identificasse um grupo, a bandeira, o estandarte, a insígnia. Em típica inversão, o termo acabou por designar o próprio grupo, a própria facção representada. A palavra é assumida pelo latim medieval bandum. No provençal, banda era "corpo de tropa", "partido", "lado".

A palavra "bando" pode referir-se a um ajuntamento de pessoas pura e simplesmente. Ou de animais. Ou a um bando de criminosos e de bandidos.

"Bandido" remete ao italiano antigo bandetto, aquele que foi banido da sociedade, em consonância com o verbo bandire, "banir", "exilar", "proscrever". Este verbo está unido ao verbo gótico (sim, voltamos ao gótico!) *bandwjan, "assinalar".

O bandido é expulso, mas para isso tem de ser assinalado; que todos vejam como o bandalheiro deve ser excluído da comunidade.

2 comentários:

Unknown disse...

Ola, gostei muito da informação, onde posso conseguir mais informação sobre os "godos" em especial relacionado ao assunto "bando" "bandido" "banda"? att

elias

Agnes Flores disse...

Eu jurava que 'bandido' vinha de bando,indivíduo pertencente a um bando,uma quadrilha.Muito obrigado pelo esclarecimento!