Já li em alguns textos a expressão "bando de bandidos". Temos aqui uma redundância? O que os bandidos têm a ver com "bando"? Todo bando é formado por bandidos, ao menos do ponto de vista etimológico?
Os godos no início da era cristã designavam com a palavra *bandwa o emblema que identificasse um grupo, a bandeira, o estandarte, a insígnia. Em típica inversão, o termo acabou por designar o próprio grupo, a própria facção representada. A palavra é assumida pelo latim medieval bandum. No provençal, banda era "corpo de tropa", "partido", "lado".
A palavra "bando" pode referir-se a um ajuntamento de pessoas pura e simplesmente. Ou de animais. Ou a um bando de criminosos e de bandidos.
"Bandido" remete ao italiano antigo bandetto, aquele que foi banido da sociedade, em consonância com o verbo bandire, "banir", "exilar", "proscrever". Este verbo está unido ao verbo gótico (sim, voltamos ao gótico!) *bandwjan, "assinalar".
O bandido é expulso, mas para isso tem de ser assinalado; que todos vejam como o bandalheiro deve ser excluído da comunidade.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Eis um bando de bandidos!
Marcadores:
bandalheiro,
bandeira,
bandido,
bando,
etimologia,
palavras e origens
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ola, gostei muito da informação, onde posso conseguir mais informação sobre os "godos" em especial relacionado ao assunto "bando" "bandido" "banda"? att
elias
Eu jurava que 'bandido' vinha de bando,indivíduo pertencente a um bando,uma quadrilha.Muito obrigado pelo esclarecimento!
Postar um comentário