segunda-feira, 12 de março de 2012

Como age o proativo?

Pelo formspring, recebo uma consulta sobre a etimologia da palavra "proatividade".


O proativo é aquele que age de um modo eficaz. Não reage apenas. No mundo do trabalho, é o profissional que se antecipa às dificuldades. Quem reage fica, passivo, à espera de estímulos e comandos externos. O proativo planeja, pensa por conta própria, e vai à frente.


Trata-se de um anglicismo (proactive) que está se abrasileirando desde a década de 1990. A reação é uma ação que recusa ou se opõe a outra. A ação gera uma reação. O prefixo re- (de origem latina) indica, neste caso, uma força contrária.


No caso da proatividade, quem age toma a iniciativa, age primeiro, surpreende. O prefixo vem do advérbio grego pró, no sentido de "antes". O prólogo, por exemplo, é o que se escreve antes. O proativo é aquele que age antes dos outros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se eu ajo é no momento que eu ajo. É a ação manifesta no ato à espera ou não de uma possível reação. É sobretudo a iniciativa, obviamente.
Como dizer-se ação antecipada? É um disparate. Nunca vi reação antes de uma ação. Nunca vi um ser pensar com o pensamento alheio. Nada obstante, copia-se apenas ideias alheias, isto pensadas por outrem. O pensamento é individual e a ação não precisa de "iniciativa" posto que é AÇÃO, grosso modo, ato instantâneo de pensar.
Conclusão: Tolice esse tal "proativo"
Fernando Garcia