domingo, 27 de junho de 2010

Para enfrentar o Chile

Prosseguindo as pesquisas futelinguísticas, em espírito de Copa do Mundo, chegou a hora do Chile, adversário com que jogaremos amanhã.

Não faltam versões sobre a origem da palavra "Chile".

Uma delas é do cronista espanhol do século XVIII, Diego de Rosales, segundo o qual existira no passado um chefe da região chamado Tili, e este nome passou a designar o próprio território. De Tili chegamos a Chile.

Outra teoria afirma que a explicação está na semelhança entre o vale do Aconcágua e o vale do Casma, no Peru. O nome de uma cidade peruana, Chili, daquela localidade viajou para o sul.

Há quem defenda outra teoria. Que "Chile" teria derivado de chilli, palavra do araucano (língua ameríndia), que significava "confins do mundo".

Outra teoria remete a cheele-cheele, som que imitaria, em araucano, o canto de um pássaro da região.

Mais uma teoria (ou lenda?). Haveria entre os antigos habitantes uma palavra para designar uma espécie de raposa — chilla.

Um país que dribla os etimólogos!

4 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caríssimo amigo Prof Dr Gabriel Perissé!
Por Dionísio, como o tempo urge!!!... Faz tempo que não mantemos colóquios cibernéticos ou melhor ainda em carne e osso!
A última vez que o vi foi num encontro casual e fugaz, quando flanávamos na sempre palpitante Avenida Paulista...
No dia em curso, logo nas primeiras horas da manhã, ao abrir o periódico Diário do Grande ABC, tive a gratíssima satisfação de ler uma entrevista, que você concedeu a jornalista Sara Saar, versando sobre a segunda edição do seu imperdível livro "Palavras e Origens"!!! Para o meu deleite descobri que você criou espaços cibernéticos dedicados ao fascinante e interminável mundo do conhecimento!!!!... É evidente que, sem titubear, os acessei e logo a seguir tornei-me mais um felizardo seguidor!!!...
Nunca me esqueço do dia que meus amados regidos e eu o conhecemos, no final da década de 90, quando tivemos a prerrogativa de recebê-lo na escola onde eu era regente, porque você teve a gentileza de além de responder as missivas que eles enviaram, versando sobre o que acharam de um decálogo sobre hábitos de leitura, de sua autoria, nos deu ainda a deferência de recebê-lo na sala de aula!!!... Também tenho a prerrogativa de ser citado no seu também imperdível livro (aliás todos são imperdíveis!!!...) "A arte de ensinar"!!!...
Fico a divagar o modo de vida que levam aqueles regidos que você conheceu! Espero que sua visita e meu labor pedagógico tenham contribuído para torná-los leitores vorazes e sôfregos a aprenderem a aprender cada vez mais!!!!...
Tenho me atrevido a escrever missivas para entes queridos e pessoas famosas que deixaram marcas indeléveis no maltratado e fascinante mundo que habitamos, que levam o título "Epístolas Paulianas"! O título foi ideia da minha querida amiga meridional ainda virtual, a jornalista Nívia Andres!!!...
Também criei um espaço cibernético:
joaopauloinquiridor.blogspot.com
Ficaria honrado em saber que meu nobilíssimo amigo embarcou no meu vagão do Expresso Oriente!!!!...
Lamento muitíssimo que as atribuições e atribulações do cotidiano impeçam que tenhamos contatos mais amiúde!!!!...
Caloroso e saudoso abraço! Saudações Perissenianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

PS - Os excessos de pontos de exclamção e reticências são a minha moda!!!...
Gostaria que você lesse, no meu espaço cibernético, a missiva que escrevi para o já saudoso escritor José Saramago e para a Anne Frank...

Anônimo disse...

Bom dia Mestre tudo bem .
deixo aqui meu comentário em relação ao livro que devo adquirir em breve "palavras e ORIGENS " divulgado no cad. do Jornal da Tarde dia 29/06/2010. parabéns pois o livro com suas palavras vem ajudar nós professores e alunos de HISTÓRIA.

Sucesso e Sorte ao Mestre . segue abaixo meu mail na possibilidade de enviar novidades.

Abços
Edvaldo CAmargo
Aluno de HISTÓRIA Professor.
camargo2503@yahoo.com.br

João disse...

Quanto às versões sobre a origem da denominação Chile, todas são românticas e plausíveis.
Gostei
Gtande abraço
João Batista Gregório

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro escritor e amigo João!
O nobilíssimo Prof. Dr. Gabriel Perissé tem mais de 10 livros publicados, leciona em Universidades, e é convidado para dar palestras em vários Estados da nossa amada Pátria, que ainda tem palmeiras e sabiás! Também mantém um espaço cibernético intitulado "Escola de Escritores"! Você precisa estreitar laços com este ser vivente radiante!
Que alvissareiro saber que você também é passageiro do imperdível vagão do Expresso Oriente do Prof. Dr. Gabriel Perissé!
Caloroso abraço! Saudações Perrissenianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP