sábado, 6 de novembro de 2010

Para lá de caxangá

Um leitor deste blog perguntou pela origem de "caxangá", possivelmente lembrando a canção Escravos de Jó. Ou talvez a música Caxangá de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant, que Elis Regina interpretava brilhantemente.


A palavra "caxangá" possui vários significados.

Pode ser o gorro branco dos marinheiros, em tecido de algodão, as abas para cima. Ou um crustáceo, um tipo de siri, o Callinectes larvatus. Ou adereço usado pelas mulheres do estado de Alagoas.

Existem inclusive registros na música brasileira sobre um certo repentista mineiro que se chamava Caxangá.

A verdade é que não se sabe por que gorro, siri, adereço e cantor receberam esse nome. Não há como associá-los a alguma história etimológica.

O etimólogo José Pedro Machado limita-se a dizer que a palavra vem do tupi caá-çangá, indicando como fonte o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno. A palavra significava "mata extensa".

No Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena, de Clóvis Chiaradia, extensa é a lista das acepções: siripuã, gorro de marinheiro, adereços para mulheres, brinquedo infantil cantado, vila de um município no Espírito Santo, um bairro de Recife, um povoado no Pará, nome de um igarapé no Amazonas, um córrego em Macaé (RJ), uma localidade em Sergipe, outra em Pernambuco...

3 comentários:

Tadeu Oliveira disse...

Só queria esclarecer que o repentista Caxangá não é mineiro e sim, Pernambuco. Trabalhou na rádio Inconfidência de BH.
Informo também que existe uma família em Minas, na região que compreende Corinto e Pirapora, que tem o sobrenome de Caxangá.

Anônimo disse...

Caxangâ é um pâssaro

Anônimo disse...

A minha família é caxangá.