quinta-feira, 14 de abril de 2011

Homem com h e m

Recebi de Anápio Vichinheski Gebhardt uma consulta simples. Perguntou-me a origem etimológica de "homem". Acontece que a origem de palavra alguma é simples. Tudo o que diz respeito às origens é... original.

Há quem relacione "homem" (gênero humano) com humus, "terra", em latim. Se o marciano viria de Marte, o ser nascido no planeta Terra seria o "terroso", ou o "terráqueo" — o ser humano.

Uma das explicações etimológicas para "ninguém" tem a ver com "homem". Em latim, nemo estaria formada por ne (com sentido de negação) e hemo (forma arcaica de homo). Quando não há homem é porque não há ninguém.

Em inglês, a palavra man significa "ser humano", "homem". Segundo alguns etimólogos, está conectada à raiz indo-europeia *men-, "pensar". O homem (com sua mente mentadora) é o pensante por definição.

3 comentários:

Sol Maria Rodrigues disse...

PERFEITAMENTE ENTENDÍVEL. MAS PRECISAVA SER PESQUISADO E EXPLICADO POR UM HOMEM IGUAL VOCÊ.

Unknown disse...

Percebam,porque será que a origem etimológica de homem está ligado á ser humano pensante em sí e a da mulher está ligada á provedora de necessidades?!...Essa droga de machismo nos cerca desde muito tempo...

Leno Serra Callins disse...

Machismo, rs. A palavra "homem" originalmente designava a espécie humana, abrangendo o "varão" (do latim "uir" ou "vir", que originou, também, "viril", ainda em uso) e a "mulher" (do latim "mulier"), sendo oriunda do latim "homo", aparentada do latim "humus", esta última significando "terra". Ou seja, da mesma forma que o nome da personagem bíblica Adão/Adam se relaciona à "terra vermelha", havia a relação da origem do homem, a espécie, com a terra. E se a hipotética raiz indo-europeia possui significado de "pensante", isso não quer dizer que os machos da espécie humana são pensantes e as mulheres são burras - lembremos que a figura feminina era endeusada e toda poderosa em culturas antigas e pré-históricas - mas sim que a especie é pensante. Há ainda a possibilidade de que as palavras latinas "homo" e "humus" sejam cognatas do grego "homo" (presente em homossexual e homogêneo, com o sentido de "igual").

Fontes:

http://www.filologia.org.br/revista/artigo/9(25)02.htm

http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/mulher/

http://origemdapalavra.com.br/site/pergunta/pergunta-3658/