sábado, 28 de maio de 2011

— Uai!

Carmen Souza Ennes, leitora deste blog, pergunta qual a origem da palavra "uai".

Essa interjeição, marca registrada do falar em Minas Gerais, é muito rica. Exprime admiração, impaciência, surpresa, pasmo, susto e até terror. Pode ser usada também para reforçar mensagem, manifestando estranhamento com a dúvida do outro: "Eu já não disse que está tudo bem, uai!"

Há pelo menos duas explicações fantasiosas.

Uma delas atribui aos Inconfidentes Mineiros a sigla UAI ("União, Amor e Independência"), senha do grupo. Com o tempo a expressão teria se disseminado sem referência ao episódio histórico.

Outra explicação, falsa mas inspiradora, associa a interjeição ao inglês why. Os mineiros teriam adotado e incorporado a palavra do inglês, ampliando-lhe o sentido.
O mais provável, porém, é que "uai" remeta à interjeição latina vae ("ai!", "ah!"), como em "vae victis", "ai dos vencidos!".

3 comentários:

cseabra disse...

E tem aquela famosa explicação do pai mineiro quando perguntado pelo seu filho:

– Pai, o que é "uai"?

– Uai, filho, uai é uai, uai!

Hehehe!

claudimarsantos disse...

Também acho que uai é uai, uai....

Geraldo Magela Azevedo disse...

Essas siglas "UAI" vem desde a Inconfidência Mineira, quando o Brasil ainda era uma Colônia de Portugal que significa "UNIÃO AMOR E INDEPENDÊNCIA"... E o povo das Minas Gerais usavam falar somente as siglas e pelo o sotaque Mineiro.Que é UAI "UNIÃO AMOR E INDEPENDÊNCIA"...