sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O mistério etimológico da religião

Nova consulta: "Professor, de onde vem 'religião'? A ideia é a de religar (o homem a Deus)? Obrigado, desde já!"

A etimologia popular atribui a origem da palavra "religião" a religare, do latim: a religião religaria o homem a Deus. Uma ideia bonita... mas sem fundamento. Etimologia falsa, embora cheia de boas intenções.

No latim, religio designava "respeito", "reverência". A palavra deriva de relegere, em que re-, "de novo", está associado ao verbo legere, "ler", abrigando o sentido de "tomar com atenção". Uma pessoa vive a religião quando, uma e outra vez, cuida escrupulosamente de algo muito importante, algo que deve ser cultuado.


Em sua origem latina, "religião" não é palavra religiosa, não remete ao transcendente, como quando falamos do ponto de vista do cristianismo, do judaísmo ou do islamismo. A religio romana referia-se à atitude de reverência que um cidadão romano tinha pelas instituições do Império.

17 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante a explicação! Parabéns pelo blog, uma verdadeira utilidade nesse meio virtual.

Anônimo disse...

Este engano é comum...
A etimologia popular atribui a origem da palavra "religião" a religare, do latim: a religião religaria o homem a Deus.
Uma ideia bonita... mas sem fundamento. Etimologia falsa, embora cheia de boas intenções.
No latim, religio designava "respeito", "reverência". A palavra deriva de relegere, em que re-, "de novo", está associado ao verbo legere, "ler", abrigando o sentido de "tomar com atenção".
Uma pessoa vive a religião quando, uma e outra vez, cuida escrupulosamente de algo muito importante, algo que deve ser cultuado.
Em sua origem latina, "religião" não é palavra religiosa, não remete ao transcendente, como quando falamos do ponto de vista do cristianismo, do judaísmo ou do islamismo.
A religio romana referia-se à atitude de reverência que um cidadão romano tinha pelas instituições do Império.

Marcos disse...

Professor, qual a fonte que vc pesquisou para chegar a esta conclusão?????

Gabriel Perissé disse...

Olá, Marcos!

A discussão é interessante, não é?

Sérgio Rodrigues complica um pouco mais a questão: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/religiao-vem-de-reler-ou-religar/

Cícero e seu admirador cristão, Santo Agostinho, associavam "religão" ao verbo "relegere", que não é apenas "ler de novo", mas estar sempre atento, numa atitude de reverência.

Abraços!

GP

Paulo Henrique da Rocha disse...

Olá, professor, pesquisando sobre a palavra religião, além do seu parecer, li também um do site wikipedia que apresenta Lactâncio (séc. III e IV dC.)como a pessoa que definiu religião como religar. Qual o seu parecer sobre esta afirmação de Lactancio? Muito obrigado.

Gabriel Perissé disse...

Olá, Paulo. Pelo que sei, Lactâncio e Tertuliano, dois escritores cristãos, defendiam essa etimologia mais por motivos apologéticos do que propriamente baseados em estudos linguísticos. Daí a afirmação do linguista Émile Benveniste, de que esta solução foi inventada pelos cristãos.

claudiomfleite disse...

Olá, professor.

Gostei do post, que apesar de antigo, o vi apenas hoje navegando na rede.

Na resposta ao Marcos, o sr. cita uma referência que propõe que a relação do termo Religião a Religare é feita pelos românticos, mas na resposta ao Gabriel remete-se a Émile Benveniste sugerindo que a relação advém dos Cristão do sec III/IV. Como fica esta questão?

Segundo, qual a citação de Sto. Agostinho em que ele associa Religião a Relegere?

obrigado,

Claudio

Vera Barbosa disse...

Krishnamurti diz que "religião" significa "concentrar, estar atento, concentrar toda a energia na atenção".

Fabiano Marques disse...

Você falou que "A religio romana referia-se à atitude de reverência que um cidadão romano tinha pelas instituições do Império."
Não entendi porque no inicio você falou que era reler(relegere). Reler (ler novamente) o que ou quem? e como isso foi associado a Deus? É preciso "reler" Deus? O contexto para "religare" é mais coerente com o contexto do divino.

Anônimo disse...

Gostei da publicação. O problema é que muitas pessoas misturam suas crenças pessoais com assuntos técnicos, ou científicos. Isso cria uma grande confusão.

Edson disse...

Estamos sempre aprendendo...Gosto de pensar que JESUS CRISTO me trouxe uma nova leitura sobre Deus. JESUS CRISTO que nada tem haver com religião lava - me dos meus pecados e me liga novamente a Deus.

Unknown disse...

João: 14. 6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Neste vesso da biblia podemos ver Jesus ( Yeshua) declarando que Ele e a única religião ou seja o único que pode ligar o homem a Deus.
Por isso eu declaro a minha religião e Jesus o Cristo.

Unknown disse...

João: 14. 6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Neste vesso da biblia podemos ver Jesus ( Yeshua) declarando que Ele e a única religião ou seja o único que pode ligar o homem a Deus.
Por isso eu declaro a minha religião e Jesus o Cristo.

Unknown disse...

O que importa pra mim é o que essa palavra significa hoje.
Pois hoje todos tem como religião não estar disperso, sozinho, sem comunhão com sertos grupos ou assembleia, sem compromisso ou sem um Deus para adorar.
Estou escrevendo um livro e o que importa é como as pessoas veem hoje o que é religião. Para mim religião é estar ligado com Deus sim; porém existe a falsa e a verdadeira. Para mim a verdadeira está escrito em Tiago 1:27- A Religião que Deus o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é essa: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. (Tradução NVI).O que o professor diz para mim está certo mais é só uma pequena parte, ou seja ler, repeitar que entendo dentro da religião focar, dedicar etc...

COMUNIDADE MASHIENSE disse...

Oi gente vamos ser Religioso ao ETERNO, sem barreira e sem Escrito, porque os escritos foi um homem para domíniar outro homem, mas os homens gostam de ser dominado, meus parabéns, eu não sou dominado.

Unknown disse...

Tenho a percepção de que a Palavra religião tem sido levada para um sentido diferente do original.


Unknown disse...

Até pouco pensava que "religare" fosse, não exatamente se ligar à Deus, mas às pessoas, como forma de reunião. Bom saber que em verdade se trata de um engano, pelo menos etimológico.