domingo, 25 de julho de 2010

Nos tempos da Vila Talarico

Cris, leitora deste blog, pergunta qual a origem da palavra "talarico", em referência a um bairro da cidade de São Paulo chamado Vila Talarico.

A palavra corresponde a um sobrenome italiano. Giuseppe Talarico, descendente de mestres de obras da Itália, chegou ao Brasil no século XIX e atuou como construtor na cidade de São Paulo. É lembrado como um dos responsáveis pela criação do bairro que levou o seu nome — justa homenagem.

Giuseppe foi pai do político José Gomes Talarico, que conta um pouco dessa história numa entrevista ao Projeto Memória do Movimento Estudantil, em 2004:

"Meu pai foi um grande construtor em São Paulo, que introduziu o cimento armado com vigas de aço e ferro. Foi também quem introduziu o estuque, que até então não era feito. Inclusive, no ano de 1925, ele adquiriu uma grande área em São Paulo, no subúrbio, além da Penha, Vila Matilde e Vila Esperança. Vocês devem conhecer esses subúrbios, porque a Escola de Samba Nenê da Vila Matilde é ali — daí a denominação: Vila Talarico." (cf. http://www.mme.org.br/)

O sobrenome Talarico provavelmente deriva do nome bárbaro "Atalarico", muito popular na Calábria sob o reinado ostrogodo.

3 comentários:

Elis Marchioni disse...

Olá, professor!
A Vila Talarico fica pertinho da Vila Nhocuné. Este nome não parece ser de origem tupi. O que acha?
Um abraço.

Anônimo disse...

E quando isso virou sinônimo de quem cobiça a mulher dos outros?

Unknown disse...

Surgiu da música do Zeca Pagodinho, que descreve um sujeito chamado Talarico que era ladrão de mulher.